Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 03/02/2014 00:02
Baixar Arquivo:        Visualizar Arquivo:


boletim_intersul_003-14_de_30-01_REESTRUTURACAO OU IMPOSICAO

 

REESTRUTURAÇÃO OU IMPOSIÇÃO?

 

 

O Jornal Linha Viva e Boletins da Intersul tem trazido em diversas oportunidades o tema das reestruturações das empresas do Grupo Eletrobras e especialmente da Eletrosul. Chamam a atenção para a forma como estão sendo decididas questões que implicam em mudanças no cotidiano da empresa afetando sobremaneira a vida das pessoas. Há alguns meses o anúncio da extinção de setores de manutenção em Erechim – RS e em Guarapuava – PR causou forte impacto negativo em todo o corpo funcional da Eletrosul, pela maneira intempestiva da tomada de decisão e pela falta de diálogo com os trabalhadores atingidos pelas mudanças. Os sindicatos que compõem a Intersul e os conselheiros eleitos foram procurados naquela oportunidade pelos empregados que se sentiram oprimidos e pressionados. A postura da Diretoria da Eletrosul foi condenável, inclusive pelos representantes dos trabalhadores no Conselho de Administração. Na tentativa de “corrigir” esta postura, a diretoria promoveu algumas reuniões nos setores de manutenção envolvidos, buscando alternativas e assumindo compromissos para amenizar os impactos. Dentre as alternativas, no setor de Guarapuava, apenas alguns empregados seriam remanejados para outros setores, e o restante seria transferido para o município de Pinhão – PR, com a criação do CRARE, em aproveitamento das instalações junto à subestação de Foz do Areia. Para a viabilidade desta alternativa, foi prorrogado o contrato de aluguel das instalações de Guarapuava e as instalações de Foz do Areia deveriam ser reformadas e adequadas para receber os trabalhadores de Guarapuava.

 

 

"Os sindicatos que compõem a Intersul e os conselheiros eleitos foram procurados naquela oportunidade pelos empregados que se sentiram oprimidos e pressionados"

 

 

PALAVRA PROFERIDA, PALAVRA NÃO CUMPRIDA

 

 

Praticamente três meses depois da reunião com os empregados de Guarapuava, há um mês de expirar a prorrogação do contrato de aluguel das instalações, os sindicatos que compõem a Intersul receberam denúncias de que nenhuma das reformas prometidas foram realizadas nas instalações de Foz do Areia. Em uma nova correspondência enviada aos sindicatos em nome dos trabalhadores, os dirigentes sindicais/Intersul ficaram sabendo que gerentes da Eletrosul estão informando nos corredores do CRGUA, que os empregados deverão ser transferidos até o dia 1º de março, para o prédio onde hoje funciona a oficina, junto à subestação de Foz do Areia. Segundo relato dos trabalhadores, as instalações são péssimas, não oferecem condições higiênicas e sanitárias adequadas. Não há refeitório com capacidade para o número de trabalhadores que lá serão alocados. Destaca-se um trecho da denúncia enviada aos sindicatos e que buscaremos averiguar:

 

 

“nem mesmo fossa séptica existe, o esgoto é largado a céu aberto e por tubulações quebradas que eu mesmo vi neste mês de janeiro. Todo o esgoto da subestação de AREIA é jogado na natureza morro abaixo e agora querem levar mais 15 pessoas para lá para aumentar essa poluição. Pedimos a ajuda dos Sindicatos, ao Setor de Segurança e Medicina do Trabalho para que nos ajudem a resolver este problema que é muito sério, pois a Eletrosul é referência em QUALIDADE”

 

Além dos problemas das instalações, não foram solucionados outros problemas decorrentes das transferências, como as condições de transporte para o local de difícil acesso. Ainda segundo o relato dos trabalhadores, os custos com a reforma prometida e não realizada mais os gastos com transferência, transporte, diárias e hospedagens para a realização dos serviços de manutenção na nova configuração do setor, são maiores do que o custo de manter o setor em Guarapuava. Vale lembrar que o setor de manutenção já foi em Pinhão-PR. No passado a empresa transferiu para Guarapuava por considerar mais econômico e estratégico. Estes números foram apontados para a Diretoria da Eletrosul, que mesmo assim insiste na reestruturação. Todos estes fatos fortalecem o posicionamento das entidades que compõem a Intersul, de que a falta de planejamento, de uma boa gestão e principalmente a falta de discussão com os trabalhadores envolvidos estão trazendo consequências negativas para Empresa e necessitam urgentemente ser repensadas pela administração.

 

 

Faça seu comentário a respeito da matéria deste Boletim no Link abaixo:

comunicação@intersul.org.br - Sua opinião é muito importante!

Acesse a página da Intersul: www.intersul.org.br
Acesse a página da Federação: www.fnucut.org.br
Cadastre-se e receba o Boletim da Intersul diretamente no seu e-mail pessoal:

juraci@intersul.org.brourogerio@intersul.org.br 

 




Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal