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DATA-BASE TRACTEBEL
NOVA RODADA TEM AVANÇOS, MAS NÃO SUFICIENTES
A rodada de negociação ocorrida no dia 16/12 foi cercada de expectativas, afinal os dirigentes dos sindicatos que compõem a Intersul já haviam rechaçado a proposta da empresa de um ACT somente com a reposição da inflação aos salários e vale alimentação.
Como já dissemos em boletim anterior, a desculpa deste ano é que a crise na Europa impôs ao grupo GDF SUEZ a necessidade de redução de despesas, com reflexo na Tractebel, apesar dos seus excelentes resultados. Mas o fato é que se na Europa o Grupo está encolhendo aqui, muito pelo contrário, está crescendo. Exemplo disto é a ampliação do parque gerador nos últimos anos, sem o mesmo crescimento na quantidade de empregados e nos custos operacionais. Querem nosso sacrifício quando estamos bem, crescendo e dando vultosos dividendos aos acionistas. Será que teríamos essa reciprocidade do Grupo caso estivéssemos em crise?
Com essa crítica, cobramos da empresa uma nova proposta e ela veio. Os principais pontos de avanço da proposta consiste basicamente:
1. Reajuste de 6,1% - (INPC = 5,58%)
2. Reajuste do vale alimentação unitário de R$ 38,00 para R$ 41,00 – corresponde ao percentual de 7,89%;
3. Redução no desconto do vale transporte de 1% do salário base para R$ 0,01, conforme reivindicado na pauta;
4. Aumento e aproximação nos valores da diária alimentação – de R$ 104,00 para R$ 107,00 e de R$ 84,00 para R$ 90,00;
5. Extensão do pagamento do indicador EBITDA da PLR para até 90% da remuneração – já apresentada na reunião anterior;
6. Contribuição da patrocinadora em até 7% do valor da PLR no Plano CD;
7. Contribuição da patrocinadora em até 7% do Bônus gerencial no Plano CD;
8. Contribuição extraordinária de 25% da remuneração do empregado no Plano CD;
9. Abono de 2 blocos de vales alimentação extras em dezembro – totalizando R$ 1.804,00;
10. Pagamento em dezembro de 25% da remuneração como antecipação da PLR;
11. Pagamento do salário substituição a partir do vigésimo dia de substituição, permitindo somar os períodos superiores a partir de 10 dias dentro da vigência do ACT.
Não dá para negar que houve avanços, no entanto, os dirigentes da Intersul alegaram que é preciso melhorar três itens:
a) o aumento real deveria ser próximo do mesmo do ano passado, para isso foi contraproposto 6,5%;
b) o valor do vale alimentação deveria acompanhar a variação da alimentação nos últimos doze meses e para isso foi proposto R$ 42,00, com reflexos no valor dos dois blocos extras de dezembro;
c) o pagamento de 25% da remuneração como antecipação da PLR deverá garantir o valor mínimo de R$ 1.400,00.
A empresa ficou de avaliar as contrapropostas acima e encaminhar formalmente para a Intersul a sua proposta final. Com essa proposta os dirigentes irão definir o calendário de assembleias para avaliação junto com os trabalhadores.
A “bola” agora está com a direção da Tractebel!