Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 13/12/2013 00:12
Baixar Arquivo:        Visualizar Arquivo:


boletim_intersul_157-13_de_13-12_FINAL de ANO

Final de Ano

Dezembro, mês que evoca paz, harmonia, reflexões e promessas de perpetrar ou erigir algo melhor para o ano que se avizinha. Época em que floresce o sentimento de solidariedade de união entre os povos e prospera o amor.

É com esse sentimento que alertamos aos que têm a falsa percepção do poder, que agem como se estivessem acima do bem e do mal, que perniciosamente descumprem, em nome de uma empresa competitiva, as normas por ela mesma estabelecidas: cuidado com as falsas promessas e com as meias verdades, pois essas geram insegurança, tendo por consequência sequelas irrecuperáveis do ponto de vista moral e sutilmente produzem efeitos maléficos à saúde de seus “comandados”. É o que se vê hoje na Eletrosul, no setor operacional.

A Eletrosul, contrariando a NR10, está permitindo que uma só pessoa trabalhe em área que deveria ser atendida por duas pessoas, sob a alegação de que, se o serviço não for autorizado pelo operador da SE Controladora, o chefe de turno será severamente repreendido pelo gerente imediato, responsabilizando-o pelo atraso dos serviços. Cuidado você operador chefe de Turno, você responderá civil e criminalmente por esse descumprimento e pode ter a certeza, seu chefe não estará nesse momento crítico ao seu lado, pois a responsabilidade dos procedimentos normativos de segurança é sua.

Em outra unidade, operadores com larga experiência se aposentaram e estão saindo pelo PID e em seus lugares estão sendo alocados, a toque de caixa, operadores de outras unidades juntamente com técnicos de apoio à operação. Estes profissionais, sem qualquer treinamento específico que a atividade de operação exige, sequer têm realizado visitas às novas instalações que irão operar, imputando aos mesmos a responsabilidade de operar estas unidades.

Por último, unidades controladoras de várias subestações (telecontrolada ou teleasssitida) estão sendo operadas por apenas 02 trabalhadores.

Pois bem, o bom e humano Natal, pressupõe o convívio em família e o lazer com os amigos, algo inimaginável aos profissionais anteriormente citados, dado a sobrecarga e o stress hoje presente no setor operacional. Porém, aqueles mesmos que descumprem as normas da Empresa, imaginam que esses sentimentos são de pouca importância, algo que expõe a fraqueza humana. Para eles é: esqueçam as folgas, vamos trabalhar, vamos buscar superar as novas expectativas do mercado;  cuidado com a segurança das pessoas e do sistema, é coisa de sindicalista chato; chegou a hora de dar o seu sangue pela empresa; saúde do trabalhador, isso é meramente um detalhe, o que é importante agora, é atingir patamares que atendam às exigências do mercado a qualquer custo, sem levar em consideração o efeito colateral, haja vista que já está computado em nossas amostras estatísticas pois, o mais importante é trabalhar com números.

Talvez o resultado da Empresa, apesar das multas pelo não comprimento da NR10 e dos procedimentos de rede estabelecidos pela ANEEL, seja mais compensatório do que a saúde do trabalhador e a segurança do sistema.




Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal