Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 30/10/2013 00:10
Baixar Arquivo:        Visualizar Arquivo:


boletim_intersul_133-13_de_30-10_CARTA DE UM EMPREGADO DA MANUTENCAO

CARTA DE UM EMPREGADO DA MANUTENÇÃO

Dirijo-me a este Sindicato em nome de todos os colegas lotados no Centro Regional de Manutenção de Guarapuava - CRGUA para relatar situação pela qual estamos passando. Na data de ontem 29.10.2013 fomos informados pela gerência do CRGUA - James, que o mesmo recebeu uma ligação no final da tarde da última sexta-feira, do gerente de Departamento - DMO, Sr. Joaquim Badoch apenas comunicando que nossa área foi extinta da estrutura da Eletrosul. Simples assim.Também fomos informados que não há vagas na Regional do Paraná para todos os empregados lotados no CRGUA, sendo que as pessoas deverão buscá-las em outras localidades.

O que nos deixa mais entristecidos ainda no meio desse processo todo é a forma de como essas ações vem sendo conduzidas dentro da Empresa, onde um pequeno grupo se reúne e decide o futuro das pessoas, sem levar em consideração tudo que isso envolve, ou seja, estamos inseridos numa sociedade, temos famílias que são afetadas por essas ações, cada um tem seus negócios, estrutura, filhos que estudam, cônjuges que trabalham fora, muitos concursados, inclusive. Não são apenas 20 funcionários que estão sendo transferidos, na verdade com essa mudança estamos falando em alteração na vida de 76 pessoas diretatamente sem contar outros dependentes como pai e mãe. E, da noite para o dia, algum iluminado decide que acabou tudo e que temos que deixar isso tudo de lado.

Não bastasse toda essa questão de se mexer com a vida de 20 famílias, também tem a questão estratégica do CRGUA na região. Além de estar localizada na região central do Estado, hoje somos responsáveis pela manutenção das Subestações de Areia e Ivaiporã, as quais sempre soubemos serem duas importantes Subestações para o sistema interligado e também 11 Linhas de Transmissão sendo 1479 torres por nossa responsabilidade. Nossa equipe sempre recebeu elogios pelo desempenho na manutenção e pronto-atendimento nas situações de emergência, apoios a outras equipes. Essa localização estratégica das equipes possibilita uma melhor resposta nessas ocorrências. Ainda não sabemos para onde vamos, mas se for para ficar equipes de manutenção centralizadas em Curitiba como se ouve falar, o tempo de resposta ficará muito maior e a região que era considerada importante ficará "descoberta" até que se que desloque uma equipe para a verificação das ocorrências. E o prêmio que ganhamos por um bom desempenho foi a exclusão.

Pegando ainda um gancho no conteúdo publicado no nosso Código de Ética, temos descrito no item 2. Compromissos entre as empresas Eletrobras e seus colaboradores: diretores, conselheiros, empregados, contratados, prestadores de serviço, estagiários e jovens aprendizes, subitem "2.1.5. Garantir a seus colaboradores o acesso a todas as informações funcionais que lhes digam respeito.”

Nesta hora nos perguntamos onde é que está esse respeito, se fomos os últimos a saber do destino que traçaram para nós? Deviam, por respeito a todos, ao menos terem discutido o assunto com as partes envolvidas e não apenas comunicar uma decisão bombástica dessas.

Tivemos um dia bem difícil aqui na área e, até por segurança, já que ninguém tem condições psicológicas de se concentrar em atividades, principalmente em áreas de risco elétrico, foram cancelados todos os serviços que estavam programados para esta semana, até que tenhamos acesso a maiores informações e justificativas plausíveis para a decisão tomada pela Empresa.




Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal