Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 04/11/2021 21:11 - por: Comunicacao - Visualizações: 188

boletim_intersul_050-21_de_05-11_Rodada Argumentação


ACORDO COLETIVO DE TRABALHO ACT - 2021/22

RODADA DE ARGUMENTAÇÃO

A primeira rodada de negociação das cláusulas econômicas do ACT 2021/22, aconteceu na tarde de ontem, 04/11, em uma reunião virtual na plataforma Teams.

Na reunião, a empresa inicialmente reafirmou a proposta que já havia divulgado em comunicado interno aos/às empregados/as, enviado no último dia 29/11, na qual está propondo somente a correção da remuneração e do benefício alimentação pela inflação do período (IPCA).

Após ouvir a argumentação dos dirigentes sindicais da INTERSUL, a empresa “avançou” em sua proposta inicial, propondo a manutenção de dois blocos extras de vales, condicionando o pagamento do terceiro vale à aprovação do ACT. Com o “avanço” a proposta deste ano ficou igual àquela acordada no ano passado.

Os dirigentes sindicais deixaram claro que a proposta fica aquém do que esperam os/as empregados/as, considerando a inflação galopante que corroeu os salários nos últimos 12 meses, provocando perda significante de massa que precisa ser recuperada.

Argumentaram os dirigentes a necessidade de um aumento salarial acima da inflação e de uma proteção para os salários, caso a inflação continuar em sua trajetória de crescimento descontrolado, através do “gatilho” proposto na pauta de reivindicações.

Com relação ao benefício alimentação os dirigentes da INTERSUL insistiram na correção pela inflação dos alimentos (IPCA – alimentação) que hoje já passa dos 12%.

Outra questão muito discutida, foi a necessidade da correção das faixas salariais cujo “congelamento” há mais de quatro anos, tem provocado um estrago enorme nas carreiras, restringindo o crescimento salarial por mérito e/ou por antiguidade.

A próxima reunião acontece dia 09/11, desta vez de forma presencial como vem sugerindo a INTERSUL, observando todo o protocolo sanitário imposto pela pandemia.

Esperamos que a empresa seja mais sensível às expectativas dos/as empregados/as, disse no encerramento da primeira rodada o coordenador de negociação da INTERSUL, Zeloir Guimarães.

PARTICIPE VOCÊ FAZ A DIFERENÇA



Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal