Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 17/11/2022 00:11
Baixar Arquivo:        Visualizar Arquivo:


boletim_intersul_071-22_de_17_11_Notícias_Intersul

RETOMADA DOS PROCESSOS DE CONCILIAÇÃO SOBRE PLR2021 E ACT ESPECÍFICO

 

Acordo da PLR entre CNE e Eletrobras pode ser fechado no TST

 

O processo com pedido de mediação da PLR 2021 que havia sido suspenso por decisão do TST, foi oficialmente retomado pelo Ministro Vice-Presidente do TST a pedido das partes. O Ministro já efetuou o despacho e designou a audiência de conciliação para o próximo dia 23/11/2022. Os contatos realizados pelo CNE com interlocutores da Eletrobras dão o indicativo de que o Acordo possa ser fechado nesta audiência, resolvendo de vez o impasse da PLR 2021, em moldes muito parecidos com a proposta de conciliação que já havia sido apresentada pelo TST e que havia sido aprovada pelos trabalhadores, mas que naquela oportunidade houve resistência da Eletrobras.  Todavia, as bases para fechamento e a confirmação do acordo só vai se dar na referida audiência do dia 23.

 

A mediação que busca a conciliação entre a Intersul e a CGT Eletrosul no ACT Específico também avançou. A Juíza auxiliar do TST duas oportunidades ouviu as argumentações dos dirigentes sindicais da Intersul em audiências unilaterais. Também já ouviu as considerações da CGT Eletrosul em outra audiência unilateral. A expectativa é que nos próximos dias seja marcada a audiência bilateral de conciliação com a presença simultânea dos representantes dos Sindicatos e da Empresa, quando a Juíza deverá apresentar sua sugestão de conciliação que pode, caso aceita pelas partes, significar o fim do conflito e o fechamento do ACT Específico ainda pendente entre Intersul e CGT Eletrosul.

 

 

REPRESENTANTE DO CNE PARTICIPA DE GT NA EQUIPE DE TRANSIÇÃO

 

Eletricitário Indicado pelo CNE integra Grupo de Trabalho de Minas e Energia

 

Entre os diversos Grupos de Trabalho (GT) que compõem a Equipe de Transição do novo Governo Federal, está o GT de Minas e Energia. Este grupo deverá debater com a equipe de governo do Presidente Lula, questões relativas a área de energia, inclusive auxiliando a formação de políticas nesta área. Fazem parte deste grupo diversas personalidades indicadas por agentes de diversas áreas. Entre outras personalidades, Integram o GT, o ex-Ministro do Governo Lula, Anderson Adauto,  o atual Senador da República, Jean Paul Prates, Professores e pesquisadores da UFRJ, líderes de movimentos populares como Robson Formica, especialista em Energia e Sociedade, que integra a Coordenação Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), e líderes sindicais da área de energia, como Dayvid Bacelar que é Coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP), e o Eletricitário Ikaro Chaves, engenheiro eletricista da Eletronorte e Diretor da Associação dos Engenheiros e Técnicos do Sistema Eletrobras, que integra o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE).

 

A indicação de Ikaro para o GT de Minas e Energia foi uma importante articulação do CNE, coletivo em que dirigentes sindicais da Intersul tem participado ativamente, para levar ao novo Governo, as demandas dos Eletricitários, bem como a perspectiva dos trabalhadores para o setor de energia.

 

HOMOLOGAÇÃO DE RESCIÇÕES DE CONTRATO DE TRABALHO

 

Os sindicatos que compõem o Coletivo da Intersul, esclarecem a todos os trabalhadores e trabalhadoras que não cobram nenhuma taxa financeira para fazer homologação de rescisão de contrato de trabalho.

 




Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal