Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 15/07/2022 00:07
Baixar Arquivo:        Visualizar Arquivo:


boletim_intersul_039_22_de_15_07_ACT_tem_nova_prorrogação

ACT TEM MAIS UMA PRORROGAÇÃO E VAI ATÉ DIA 25

 

 

CNE tenta mais uma vez viabilizar em mesa o fechamento do Acordo

 

 

Os Sindicatos que compõem a Intersul realizaram durante esta semana assembleias deliberativas em que mais uma vez os trabalhadores rejeitaram os termos das propostas da Eletrobras para o ACT 2022. A rejeição foi orientada pelo Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) que também orientou que as assembleias aprovassem uma Contra-Proposta,  por parte do CNE, que ao final das assembleias, foi levada ao conhecimento do TST e da própria Eletrobras. Um pedido de nova prorrogação do ACT atual também foi encaminhado. A referida contra proposta dos sindicatos visa obter via acordo coletivo maiores garantias de manutenção dos empregos nos próximos anos de gestão privada. O indicativo de greve que estava em aberto para o caso de não haver fechamento de acordo, foi suspenso por enquanto, para aguardar os possíveis desdobramentos da rejeição da proposta da empresa nas assembleias e a avaliação pela Eletrobras da contra proposta do CNE.

 

Mais uma vez, o encaminhamento dado pelo CNE e seguido aqui pela Intersul se mostrou acertado, pois a rejeição das propostas levou a Eletrobras a procurar o CNE para esclarecer os motivos que levaram à rejeição. Na oportunidade, novamente os representantes da Eletrobras se disseram surpresos com a rejeição, já que uma parte da categoria aprovou a proposta da Eletrobras, o que foi devidamente esclarecido pelo CNE, se trata apenas de uma pequena parte da categoria. Considerando a sinalização da Eletrobras de que ainda tem interesse em fechar um acordo com todos os trabalhadores, os representantes do CNE manifestaram também o desejo de manter um bom nível de diálogo, sendo o caminho mais adequado ainda a mediação do TST. Em linha com este entendimento, no dia 15/07 pela manhã, representantes do CNE se reuniram com o Ministro Alexandre Agra para solicitar ao TST apoio na continuidade das interlocuções que serão necessárias junto à Eletrobras para produzir uma proposta melhor para fechar o acordo em mesa.  Os sindicatos já receberam a confirmação de que o ACT atual está prorrogado e agora vale até o próximo dia 25. Esperamos que o prosseguimento da mediação pelo TST na semana que vem possa trazer uma solução negociada que atenda todos os trabalhadores.

 

Cabe destacar que a aprovação precipitada da proposta da Eletrobras por uma parte da categoria em nada tem ajudado na construção de um acordo melhor, ao contrário, tem prejudicado o andamento de uma negociação efetiva. A própria CGT Eletrosul, se aproveitando desta situação, já no inicio do mês de junho divulgou comunicado aos trabalhadores informando que a Intersindical de Profissionais de Nível Médio e Universitário teria aprovado a proposta da Eletrobras, o que não foi desmentido até o presente momento por ninguém.

 

Os Sindicatos que compõem a Intersul continuam apostando na negociação com mediação pelo TST, e na possibilidade de construir uma proposta que não seja um cheque em branco para a demissão de trabalhadores. Acompanhem os próximos boletins da Intersul e do CNE para saber dos desdobramentos oficiais na próxima semana.

 

A LUTA VAI CONTINUAR, JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!!!




Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal