Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 14/04/2020 00:04
Baixar Arquivo:        Visualizar Arquivo:


boletim_intersul_009-20_de_13-04_Engie nega antecipação do Vale Extra

ENGIE NEGA ANTECIPAÇÃO DO VALE EXTRA

Em atendimento a várias solicitações de empregados/as a INTERSUL enviou na data de 02/04/2020, correspondência (CE – Intersul 002/2020) à Empresa, com o seguinte conteúdo:

“Considerando o apelo de empregados, motivados pela a alteração de suas rotinas familiares em função da implantação do home office, consequência da pandemia do Covid - 19 que inevitavelmente impôs gastos extraordinários, vimos solicitar:

1 - Antecipação do Vale Extra que seria creditado em 1° de maio;

2 - Encaminhamento, enquanto patrocinadora, de solicitação a PREVIG indicando a suspensão do pagamento de empréstimos por três meses, mediante requerimento individual do empregado a fundação.

Entendemos que tais medidas, se encaminhadas, demonstrarão o reconhecimento da ENGIE ao esforço de todo seu corpo funcional, independente da forma de organização de trabalho, no sentido de garantir a funcionalidade da empresa nesse momento crítico. ”

Em resposta a solicitação da INTERSUL a empresa enviou correspondência (CE-EBE-DHO-0046/2020) com o seguinte teor:

Pela presente acusamos o recebimento da Carta lntersul base ENGIE 002/2020, através da qual as entidades sindicais solicitam a antecipação do crédito do vale extra previsto para 01.05.2020 conforme Acordo Coletivo de Trabalho, bem como o encaminhamento, enquanto patrocinadora, de solicitação à PREVIG indicando para a suspensão do pagamento de empréstimos pelo período de três meses, mediante requerimento individual do empregado à Fundação.

Não obstante legítima a preocupação das entidades sindicais, cumpre informar a impossibilidade de atendimento dos pleitos elencados na citada correspondência.

No que tange à antecipação do crédito do vale extra, a próxima carga está prevista para o dia 15.04.2020 em atenção ao pactuado no ACT 2019/2020, não se mostrando medida de impacto a antecipação do crédito do vale extra previsto para o dia 01.05.2020.

Em relação ao pleito de indicação à PREVIG, de suspensão por 3 meses do pagamento dos empréstimos, o atendimento mostra-se inviável por configurar ingerência da patrocinadora em relação na qual não é parte.

 Ressalta-se ainda, que a suspensão proposta poderia impactar diretamente na sustentabilidade do plano, cabendo ao participante, caso entenda necessário, buscar junto à PREVIG a análise de sua situação.

JUNTOS SOMOS FORTES - FILIE-SE ÀS ENTIDADES DA INTERSUL




Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal