Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 28/10/2019 00:10
Baixar Arquivo:        Visualizar Arquivo:


boletim_intersul_026-19_de_28-10_Data Base 2019 - RAZÃO E ARGUMENTAÇÃO II

DATA BASE 2019

EMPREGADOS/AS DA ENGIE

RAZÃO E ARGUMENTAÇÃO II

Aconteceu no dia 23/10 mais uma reunião de negociação entre a INTERSUL e a ENGIE visando o ACT 2019/20.

Na reunião os dirigentes da INTERSUL argumentaram as cláusulas que não haviam sido defendidas na reunião do dia 16/10, buscando sensibilizar a Empresa em relação às reivindicações dos/as empregados/as que dizem respeito à Educação de Dependentes, à Saúde, à Fundação Previg, ao PCR e, principalmente às Econômicas.

No primeiro momento a Empresa se mostrou intransigente negando todas as cláusulas sociais e mantendo a mesma proposta econômica já feita em reuniões passadas.

Após a apresentação das razões e ouvindo as argumentações dos dirigentes, a empresa se comprometeu em reanalisar as cláusulas e apresentar respostas na próxima reunião para algumas das reivindicações.       

INFLEXÍVEL

“Resistir à todas as tentativas de persuasão” é a definição do dicionário para o adjetivo “inflexível” quando relacionado à opinião, se aplica literalmente ao posicionamento da ENGIE, explicitado com veemência por seus representantes na mesa de negociação em relação a correção das faixas salariais (tabela) do PCR pelos mesmos índices aplicados aos salários.

Apesar de ter ficado claro, na exposição dos dirigentes da INTERSUL, que esta é uma questão fundamental para fechamento do ACT deste ano, a empresa manteve sua posição contrária ao anseio dos/as empregados/as que veem suas carreiras sendo “achatadas” nas últimas duas datas base em função da não correção das faixas.    

Em relação à Pauta da ENGIE os dirigentes da INTERSUL apresentaram resposta a algumas das reivindicações e informaram que estão analisando outras e seus reflexos no ACT.

NEGOCIAÇÃO EM SEPARADO

Em resposta a questão apresentada pela empresa que diz respeito à mudança do atual regime de turno para a jornada de 6 horas, a INTERSUL formalizou no dia 24/10 a posição apresentada em mesa no dia anterior, propondo a negociação em separado do tema, conforme as considerações e proposições abaixo, contidas na correspondência protocolada.

  1. considerações:
  • A atual sistemática de turno de revezamento, disciplinada por intermédio da Cláusula Vigésima Oitava do ACT 2018/19, é resultante de um longo processo negocial iniciado em 1989 e que foi sendo aprimorada nos anos seguintes.
  • Trata-se de matéria complexa com vértices na qualidade de vida e segurança dos empregados a ela submetidos, bem como a segurança operacional, sistêmica e legal para a Empresa.
  • As entidades signatárias do ACT citado, não incentivam e não promovem, por suas assessorias jurídicas, demandas judiciais em relação ao tema, respeitando e defendendo em todas as instâncias o acordado.
  1. proposições:
  • As entidades signatárias propõem a renovação do teor da atual cláusula do ACT  2018/19.
  • Em contrapartida, em havendo anuência dos empregados abrangidos pela citada cláusula, firmam o compromisso de discutir/negociar durante a vigência estabelecida no ACT 2019/20, alternativa à atual redação que possa atender os interesses manifestados pela Empresa, bem como dos empregados acima citados.

Os dirigentes da INTERSUL reafirmam seu entendimento de que a discussão de um tema tão impactante na vida dos envolvidos tem que ser feita sem açodamento e exclusivamente com o grupo de empregados envolvidos, apesar de ser disciplinada em uma das cláusulas do ACT.

A PROXIMA REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO É NO DIA 07/11 ÀS 14h00.

Acompanhe a negociação do ACT 2019/20

Fique atento ao próximo boletim

JUNTOS SOMOS FORTE. FILIE-SE ÀS ENTIDADES DA INTERSUL




Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal